A nossa preocupação com o meio ambiente e com a adaptação das plantas ao novo ambiente fez com que a gente escolhesse um caminho diferente para seguir.

Antigamente a gente enviava as plantas em musgo esfagno envolto em plástico filme. Daí surgiam algumas questões:

- Algumas plantas sentiam o transplante;

- Algumas pessoas não conseguiam retirar bem o esfagno das raízes e acabava plantando assim mesmo, o que já vimos resultar em apodrecimento das raízes;

- Produção excessiva de resíduos, especialmente o plástico presente nos plásticos filme e bolha e na fita adesiva.

Avaliando tudo isso, resolvemos fazer diferente. Escolhemos reduzir ao máximo a produção de resíduos com nossos envios e pensando no tempo em que o plástico demora para ser degradado, ele foi o primeiro problema a ser pensado.

Os vasos de produção ficam com a gente e voltam pra estufa, onde são esterilizados e reutilizados e as plantas são enviadas plantadas em vasos 100% reciclados, sem nenhum custo extra por isso.

Por que escolhemos enviar em vasos de plástico?

Os vasos de plástico provêm de um material renovável que é o plástico e que pode ser reciclado ao final do seu ciclo de uso, voltando a virar matéria-prima. Além disso, retêm a umidade por mais tempo e com isso, você precisa regar menos sua planta e adubar menos também porque quanto mais você molhar, mais os nutrientes são "levados" do substrato. Além disso, os vasos transparentes permitem acompanhar o desenvolvimento das raízes. Resumindo: beleza, qualidade, menos trabalho e menos gasto.

Suas plantas irão no mesmo substrato que nós usamos na nossa produção, que normalmente é um mix de turfa de esfagno, perlita, carvão e casca de pinus. Ah, eventualmente podem ir algumas bolinhas no seu substrato também. Se forem azuis, são lesmicidas e se forem verdes ou roxinhas, são fertilizantes compostos por macro e micronutrientes com liberação lenta.

Cobrindo o substrato e o vaso, terá algo parecido com plástico, mas calma! É só celofane, um produto de origem vegetal que decompõe rapidinho.

Para proteger as folhas, a gente usa papel kraft e fita crepe porque ambos são resistentes e para preencher os espaços na caixa a gente usa papel jornal. Tudo isso se decompõem super rápido.

Por fora a gente também não quer um monte de fita e adesivos. Para isso, o adesivo de "frágil" foi substituído por um carimbo fofo e a fita adesiva foi substituída pela gomada que já vem com o logo da empresa.

Os envios são feitos sempre as segundas-feiras e as transportadoras utilizadas são a Jadlog e a Latam. O código de rastreio é enviado automaticamente em seu e-mail.

Ufa, agora a gente fica mais tranquilo com as plantas, com vocês e com a natureza, né? Esperamos que vocês gostem também dessas mudanças e se vocês tiverem alguma sugestão pra melhorar o envio, não deixe de dividir com a gente, tá? Vamos adorar!

https://youtu.be/KjigOKzoASI